Surfista perde o controle da prancha em campeonato de ondas gigantes na Califórnia.
Duas ondas deixaram pelo menos trezes pessoas feridas em um torneio de surfe no norte da Califórnia, nos EUA, na manhã deste sábado. Os espectadores assistiam à competição de ondas gigantes em pé, em cima de um paredão, e foram derrubadas de lá pelas ondas.
Dos trezes feridos, dois tiveram que ser levados imediatamente para hospitais da região, com lesões graves. Os demais foram tratados na própria praia, com lesões principalmente nas mãos e nas pernas, de acordo com o chefe do batalhão do Departamento de Florestas e Proteção contra Incêndios da Califórnia, Scott Jalbert.
"Eles estão sendo tratados aqui e, se necessário, eles serão transportados para os hospitais, disse Jalbert à Associeted Press. Ele estima que "algumas centenas" de pessoas estavam no paredão quando as ondas atingiram a praia.
Os espectadores acompanhavam a Mavericks Surf Contest, competição realizada na cidade portuária de Half Moon Bay, a 40 quilômetros ao sul de San Francisco, que distribui prêmios de 150 mil dólares, o que a torna a competição mais lucrativa de ondas gigantes no mundo.
Brandon Snider, um dos feridos, disse à AP que a primeira onda, que tinha entre 5 e 6 pés de altura derrubou o paredão inteiro.
A competição não é realizada anualmente porque só é convocada quando existem ondas suficientemente altas para valer tão alto prêmio. Por causa dessa raridade, os competidores voltaram ao mar depois do acidente, apesar das advertências de que os ventos fortes poderiam causar mais vítimas.